Narrativa - A narrativa tem como objectivo contar uma história real ou fictícia, com dados reais ou imaginários. Estes baseiam-se numa evolução de acontecimentos, mesmo que não mantenham uma relação de linearidade com o tempo real. Sendo assim, esta está pautada em verbos de acção e conectores temporais.
A narrativa pode estar na 1ª ou 3ª pessoa, mas está dependente do papel que o narrador assuma em relação á história, numa narrativa da 1ª pessoa, o narrador participa activamente nos factos narrados, mesmo que não seja a personagem principal. Já na narrativa na 3ª pessoa faz do narrador um observador dos factos, mas este pode até mesmo apresentar os pensamentos da personagem da história.
O narrador pode ter duas “posições”:
1. Objectiva – o narrador nesta só apresenta os factos, sem se deixar envolver emocionalmente com o que está a ser contado, é impessoal e directo.
2. Subjectiva – o narrador leva-se pelas emoções os sentimentos envolvidos na história, são efeitos psicológicos que os acontecimentos desencadeiam nas personagens.
Elementos da narrativa (tempo, espaço, personagens, narrador)
Personagem - definimos personagem como a pessoa ou ser personificado ou animado que figura na história e nela se envolve activa ou passivamente.
Enredo - é o esqueleto da narrativa, se não há enredo não há narrativa , não há personagens, não há tempo nem espaço. é com base nele, portanto, que os demais itens que compõem a estrutura da narrativa vão se formando e se relacionando para a construção de um texto coerente e lógico.
O enredo pode ser linear ou não linear.
Tempo - numa narração o tempo pode ser trabalhado cronologicamente ou psicologicamente.
Espaço- o espaço é o lugar onde ocorrem as acções das personagens.
Narrador - é o elemento fundamental para o sucesso do texto, pois é o dono da voz, o que conta os factos e o seu desenvolvimento. Actua como intermédio entre a acção narrada e o leitor.
Estrutura da narrativa (introdução, desenvolvimento, clímax, conclusão)
Clímax- O clímax é o momento chave da narrativa, deve ser um trecho dinâmico e emocionante, onde os factos se encaixam para chegar ao desenlace.
Desenvolvimento- Através das acções das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax.
Conclusão - Existem várias maneiras de se concluir uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas.
Introdução - Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço.
O guião técnico também denominado storyboard apresenta indicações referentes à câmara, à iluminação, ao som, aos adereços, à planificação das cenas.
O Guião Técnico é constituído pela especificação de conteúdos e elementos gráficos do produto, correspondendo a uma maqueta ou visão geral deste que é resultante do trabalho das fases anteriores. Cabe ao realizador “traduzir” em imagens e sons todo esse trabalho.
Storyboard são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.
Todo filme, seja ele feito para um comercial de TV, uma novela, série de TV ou mesmo um filme longa metragem tem em comum entre si que antes de ser finalizado é antes visualizado por uma sequência de quadradinhos, muito parecida com as histórias em quadradinhos e essa sequência é o que chamamos de storyboard.
Noticia corta-mato
O corta-mato é uma actividade desportiva organizada todos os anos pela escola secundária de São Pedro do Sul, onde participam diversos alunos. Os alunos que participam são divididos por escalões que podem ser infantis, iniciados, juvenis e juniores, dependendo das respectivas idades.
Durante a prova há pessoas a controlar a prova, a tirar fotos, a filmar, a tirar classificações e tempos.
Os seis primeiros atletas de cada escalão masculino e feminino têm o privilégio de ir ás distritais do corta-mato representar a escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário