Módulo 11 - Tecnologias audiovisuais

- Introdução

- Referência à primeira imagem fixa


  • 1826 - A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida neste ano pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.

          

- Referência ás primeiras imagens em movimento

  • Em 1855 Muybridge chegou em São Francisco, começando a sua carreira como agente e livreiro de um editor. Saiu de São Francisco no fim dessa década, e após um acidente em que sofreu lesões na cabeça, acabou por voltar a Inglaterra por alguns anos. Reapareceu em São Francisco em 1866 já com o sobrenome Muybridge e tornou-se rapidamente bem sucedido na profissão de fotógrafo, concentrando-se em paisagens e assuntos arquitetônicos.
          

- O cinema e o som

  • O som tem uma história no cinema, muito longa. Encontra-se documentado que por alturas de 1889, Thomas Edison, tentou sincronizar o som com as imagens de um filme, apesar não se saber muito mais em concreto. Nos frenéticos anos 20, os locais de convívio aumentaram e alteraram-se, e as pessoas passaram a frequentar mais os cabarets, os clubes nocturnos e os casinos.
  • A primeira projecção pública de apresentação do invento ocorreu a 28 de Dezembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o Eden, que ainda existe, situado em La Ciotat, no sudeste da França. Contudo, a verdadeira divulgação do cinematógrafo, com boa publicidade e entradas pagas, teve lugar em Paris, no Grand Café, situado no Boulevard des Capucines. O programa incluía dez filmes. A sessão foi inaugurada com a projecção de La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon). Méliès esteve presente e interessou-se logo pela exploração do aparelho.
  • Os irmãos Lumière fizeram uma digressão com o cinematógrafo, em 1896.
              

- A cor e a televisão
  • cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

  • A televisão a cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.
  • Em 1960 a japonesa SONY introduziu no mercado os receptores de televisão com transístores. O satélite Telstar transmite sinais de televisão através do Oceano Atlântico em 1962. A miniaturização chegou em 1979 quando a Matsushita registou a patente da televisão de bolso com ecrã plano.
                  

- Video

  • A câmara de vídeo é um dispositivo dotado em mecanismos que captam imagens em tempo real. Este é diferente da câmara fotográfica pois esta a câmara de filmar é capaz de registar movimentos, com que faz que haja uma maior dinâmica ao resultado final da produção.
  • Os movimentos que a câmara de filmar regista, são tirados em sucessivas centenas de fotografias da cena com grande rapidez. Durante a exibição, as imagens aparentemente movem-se, pois as fotos são exibidas mais rapidamente do que o olho humano é capaz de reparar.
  • As câmaras de alta frequência registam todos os pormenores dos acontecimentos velozes, como por exemplo:
  • Disparos de uma arma de fogo:

 










A primeira câmara de vídeo feita por John Logie Baird











Tipos de câmaras de video

1. Câmaras VHS



2. Câmaras VHS-C



3. Câmaras de vídeo 8 mm



Também se podem encontrar outro formato:
S-VHS

S-VHS-C



Panasonic video



Sony video


http://pt.wikipedia.org/wiki/Eadweard_Muybridge
http://ruialmas.blogspot.pt/2011/06/o-aparecimento-do-som-no-cinema_11.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_e_Louis_Lumi%C3%A8re
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor
https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o

Sem comentários:

Enviar um comentário